MATERIAIS DIDÁTICOS USADOS NAS ESCOLAS

MECÂNICA CLÁSSICA
A mecânica Clássica possui uma importância fundamental. Ela abrange uma vasta área de aplicação direta, servindo não só para a descrição de objetos comuns de nosso dia-a-dia, mas também de objetos bem diferentes, como por exemplo, o movimento de elétrons num campo magnético de um acelerador ou o movimento de estrelas em galáxias.
De certo modo, todo o resto da física pode ser visto como generalizações da Mecânica Clássica. Isso é válido para a Teoria da Relatividade, a Mecânica Quântica, a Mecânica Estatística e a Teoria de Campos. Não é à toa que a Mecânica Clássica é o primeiro assunto com o qual o estudante de física tem contato. Então, é importante aprender Mecânica Clássica com qualidade, porque isso dá uma base sólida para outras disciplinas. - Retirado de (INTRODUCAO À MECANICA CLÁSSICA - ILYA L. SHAPIRO & GUILHERME B. PEIXOTO)

TERMODINÂMICA
A Termodiâmica é o ramo da Física que se dedica ao estudo das relações entre o calor e as restantes formas de energia. Analisa, por conseguinte, os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico.
A base da termodinâmica é tudo o que diz respeito à circulação da energia, um fenómeno capaz de incutir movimento aos corpos.

ÓPTICA
Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. Devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é uma ciência bastante antiga, surgindo a partir do momento em que as pessoas começaram a fazer questionamentos sobre o funcionamento da visão e sua relação com os fenômenos ópticos.

ELETROMAGNETISMO
O eletromagnetismo é a área da Física responsável por analisar e estudar as propriedades magnéticas e elétricas da matéria. Sobretudo, em particular, as relações entre tais propriedades.
Segundo uma lenda da Grécia, um pastor, de nome Magnes, ficou muito surpreso ao perceber como a bola de ferro que estava em seu cajado ficava atraída por uma pedra específica e bem misteriosa: o âmbar – ou “elektron” do grego. Essa pequena história, independente de ser fato ou ficção, expõe claramente o interesse que o homem tem, desde sempre, pelos fenômenos relativos à área da eletromagnética.