top of page

BASES TEÓRICAS PARA ESTUDO E PROFUNDAMENTO

    A teoria que sustenta a prática docente tem sido alvo de muitos estudos. A grande maioria das pesquisas procura investigar o referencial teórico subjacente ao trabalho do professor. No entanto, este trabalho procura ir mais além e investigar a real fundamentação dos profissionais da educação. Para isso foram entrevistados 34 professores, com o intuito de descobrir não só o referencial que dizem utilizar, mas a real aplicação prática da teoria que professam. Foi investigado, ainda, como os docentes realizam o processo de avaliação de seus alunos. As respostas foram tabuladas e analisadas através de Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos indicam que os professores se valem de verdadeiros “jargões” para sustentar sua atuação, que quando investigada mais a fundo, demonstra basear-se no senso comum.(Andrea Rapoport / João Alberto da Silva). *Retirado de: http://psicolatina.org/Cinco/utilizacao.html

TEORIA DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS DE HOWARD GARDNER

 

Denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.

Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria (testes de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. Desse modo, a teoria afirma que uma criança que aprende a multiplicar números facilmente não é necessariamente mais inteligente do que outra que tenha habilidades mais forte em outro tipo de inteligência. 

 

À época, a teoria foi recebida com reações mistas pela comunidade académica. Muitos psicólogos consideraram que existe uma diferença entre o conceito de inteligência que não é suportado pela prova empírica, mas muitos educadores apoiaram o valor prático das abordagens sugeridas pela teoria.

TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SEGUNDO AUSUBEL

 

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui. Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor". Os subsunçores são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem significativa em conjunto com um dado subsunçor.

Ensino por Investigação - Ana Maria Pessoa de Carvalho

 

O ensino de ciências por investigação é um tema predominante nos documentos oficiais norte-americanos (National Science Education Standards, NRC, 1996) e ingleses (DUSCHL, 2008), sendo identificado como central para caracterizar um bom e adequado ensino de Ciências (ANDERSON, 2002). Em linhas gerais, esse tipo de ensino favorece a promoção de atividades que estimulam o engajamento dos estudantes em situações que permitem reproduzir parcialmente a atividade científica, favorecendo o questionamento, a pesquisa e resolução de problemas (MAGNUSSON et al 2006). No Brasil, essa abordagem de ensino começa a ganhar relevância, sendo percebidos movimentos de sua incorporação por meio de projetos de universidades públicas. Entre os projetos que adotam essa perspectiva de ensino, destacam-se programas de formação continuada de professores.

bottom of page